quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

hemorragia


A hemorragia é a perda de sangue, para o meio externo ou interno, por ruptura ou laceração de vasos sangüíneos. Do ponto de vista anatômico, a hemorragia pode ser classificada em arterial, venosa e capilar.
A hemorragia arterial é ocasionada pelo rompimento de uma artéria, apresenta-se em jatos e com sangue de cor vermelho vivo, podendo conter bolhas, indicando que esse sangue é rico em oxigênio.
A hemorragia venosa é ocasionada pelo rompimento de uma veia, apresenta-se em filete e com a presença de sangue vermelho escuro.
A hemorragia capilar é a hemorragia causada pelo rompimento de capilares sangüíneos, o exemplo mais comum desse tipo de hemorragia é a escoriação.
As hemorragias também podem ser divididas do ponto de vista clínico em:
Hemorragias externas: caracteriza-se pelo extravasamento de sangue para fora do corpo.
Hemorragias internas: São mais difíceis de serem diagnosticadas pelo socorrista, porque se apresentam de forma mais subjetiva, não exteriorizando o sangue. São ocasionadas por rupturas internas, decorrente de traumas, nos órgãos em seus respectivos sistemas. São comuns em acidentes automobilísticos e em acidentes de quedas de grandes alturas.
Hemorragias mistas: é quando uma vítima apresenta os dois tipos de hemorragia.
Sinais e Sintomas :
Pulso fraco( bradisfigmia).
Vítima queixa-se de sede.
Suor pegajoso e frio.
Pele cianótica.
Lábios e dedos cianóticos.
Torpor e obinubilação.
Desmaio.
Queda da Tensão Arterial.
Hemostasia: É o conjunto ou qualquer manobra que vise conter a hemorragia. A hemostasia temporária é a hemostasia para conter a hemorragia à nível de primeiros socorros. Dentre essas técnicas para conter a hemorragia, podemos citar:
1. Compressão Direta: É também conhecida como tamponamento. Funciona fazendo-se pressão direta (em cima do ferimento), utilizando-se uma gaze ou pano limpo. É importante não se retirar a gaze, mesmo que essa fique encharcada de sangue, para permitir a cicatrização desse ferimento.
2. Compressão Indireta: Para ser realizada depende da identificação correta do tipo de hemorragia (se a hemorragia é arterial, venosa ou capilar). Consiste em comprimir o vaso num local acima do ferimento a fim de impedir uma maior perda de sangue. Não é muito aconselhada porque o socorrista precisa identificar o tipo de vaso lesado e, do ponto de vista anatômico, o tipo de hemorragia.
3. Torniquete: Seu uso só é justificado em última estância, em casos de amputação traumática e esmagamento de membros. Deve ser realizada com muita cautela e atenção. Faz-se o torniquete envolvendo o membro afetado com uma bandagem de 10 cm ou com tiras de pano, amarrando-se junto com um graveto ou com uma caneta de tal forma que esta sirva como uma válvula para aliviar ou diminuir a pressão. É preciso tomar cuidado com a perfusão sangüínea,por isso é essencial que a cada 12 minutos o torniquete seja afrouxado.
Procedimentos Básicos para PS em Hemorragias:
Deitar a vítima.
Colocar a cabeça da vítima mais baixa que o corpo.
Elevar os membros inferiores.
Folgar as roupas.
Não fornecer líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário