quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

embolia pulmonar


Embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP) é o bloqueio da artéria pulmonarou um de seus ramos, geralmente ocorrendo quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.
Os sintomas incluem dificuldade de respiraçãodor torácica na inspiração e palpitações. Ossinais clínicos incluem baixa saturação de oxigênio sanguíneo (hipóxia), respiração rápida (taquipnéia) e frequência cardíaca aumentada (taquicardia). Casos graves de embolia pulmonar não tratada podem levar a colapsoinstabilidade circulatória e morte súbita.
O diagnóstico é baseado nestes achados clínicos em combinação com exames laboratoriais e estudos de imagem. Enquanto o padrão ouro para o diagnóstico é o achado de um coágulo naangiografia pulmonar, a angiografia pulmonar por tomografia computadorizada é a modalidade de estudo de imagem mais utilizada atualmente.
O tratamento é realizado com medicação anticoagulante, incluindo heparina e warfarina. Casos graves podem necessitar de trombólise com drogas como o ativador do plasminogênio tecidual(APt) ou podem necessitar de intervenção cirúrgica através de trombectomia pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário